Explorar

Nesta página são disponibilizadas diversas formas de explorar e descobrir a documentação disponibilizada neste Arquivo. O utilizador poderá navegar pelo acervo através dos seus fundos e coleções, visualizar os documentos digitalizados disponíveis através da plataforma, ou navegar os índices de descritores existentes.

Auxiliares de pesquisa

Fundos & coleções

Um fundo é o conjunto de documentos de arquivo, independentemente da sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por uma pessoa singular, família ou pessoa coletiva, no decurso das suas atividades e funções.

Uma coleção é o conjunto de documentos reunidos artificialmente em função de qualquer característica comum, independentemente da sua proveniência. Podem existir coleções a diferentes níveis de descrição, nomeadamente a nível do fundo e da série.

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Documentos digitalizados

Uma representação digital consiste num conjunto de ficheiros que, em conjunto, materializam ou manifestam um objeto intectual (e.g. um conjunto de imagens digitalizadas das páginas de um livro, vídeo, base de dados relacional, etc.)

Na sua grande maioria, as representações digitais disponíveis no acervo consistem em versões digitalizadas dos documentos originalmente existentes em papel.

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Documentos

Um documento composto é a unidade organizada de documentos, agrupados no decurso da organização arquivística, por se referirem a um mesmo assunto, atividade, transação ou tramitação própria. São documentos compostos os processos (cíveis, crime, de pessoal, de obras, entre outros), os dossiers informativos, os documentos não lineares, etc. Um documento simples é a mais pequena unidade arquivística intelectualmente indivisível, por exemplo: carta, memorando, relatório, fotografia, registo sonoro.

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Todos os registos

Nesta opção poderá obter uma listagem de todos os registos descritivos existentes no sistema independentemente da sua tipologia, nível de descrição ou natureza.

Esta opção permite-lhe navegar de forma não orientada sobre toda a informação do acervo.

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Índices

Nesta secção pode navegar através dos tesaurus disponíveis e consultar a informação que foi indexada a partir destes. Esta é uma forma conveniente de navegar no acervo recorrendo a vocabulários controlados que direcionam o utilizador até a documentação pretendida.

Índice de Assuntos

Este tesauro serve para indexar de forma controlada os documentos do arquivo por assunto.

A determinação do assunto do documento ocorre por meio da análise conceptual do documento, realizada pela leitura documental. O arquivista é tido como um leitor, enquanto indexador, porque ele faz uma leitura técnica antes de indexar um documento.

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Plano de Classificação da Informação Arquivística da Administração Local (PCIAAL)

O Plano de Classificação para a Administração Local conforme a MEF integra as classes de 1º e 2º nível da Macroestrutura Funcional, que representam das funções e subfunções da Administração Pública, e desenvolve um 3º nível, igualmente numa perspetiva funcional, focado nos processos de negócio da Administração local.

Este vocabulário é utilizado como uma forma alternativa de classificar documentos de arquivo.

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